Demonstração com tecnologia: um estudo sobre o número de diagonais de um prisma

Elisangela Pavanelo

Resumo


Este trabalho apresenta uma investigação sobre a maneira pela qual o professor pode compreender uma atividade relativa ao número de diagonais de um prisma, através do uso de tecnologia digital. Inicialmente, apresentam-se considerações teóricas em relação à ideia de demonstração a partir de um trabalho com tecnologias digitais. Entendemos, nesse trabalho, a demonstração em matemática conforme discutido em Mod (2016) e Bicudo, I. (2002), os quais destacam que a riqueza de uma demonstração pode não residir somente na prova da tese nele contida, mas na Matemática que é desenvolvida pelas tentativas de demonstração, além de observar que o caminho para se chegar até ela é tão importante quanto o resultado final. O uso do computador pode levar a descoberta de novas maneiras, tanto para professores e alunos, quanto para os matemáticos, de se desenvolver uma demonstração matemática, mas isso não exime a presença da criatividade e intuição. Trata-se de um trabalho de caráter qualitativo, desenvolvido a partir de um estudo de caso com professores de Matemática, utilizando-se a fenomenologia como metodologia de análise. Propõe-se a análise a partir das transcrições obtidas durante encontros com professores de Matemática de uma escola estadual de Aparecida – SP. Procura-se destacar a contribuição que o software GeoGebra oferece ao processo de demonstração em geometria.  A utilização do computador possibilitou a representação de um objeto geométrico, utilizado na avaliação de ideias e hipóteses, as quais permitiram a criação de um contexto abstrato e simbólico. Foi identificado que, no caso discutido, não ocorreu a transposição das hipóteses vistas, ou percebidas, para o mundo simbólico matemático.

Palavras-chave


Demonstração; Geometria; Tecnologia Digital; Educação Matemática

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n2.11355

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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ISSN: 2525-8923

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