Conhecimento pedagógico do conteúdo: cenário das pesquisas brasileiras nos contextos da licenciatura e da docência em matemática (2001-2018)

Odimeia Teixeira, Mary Angela Teixeira Brandalise

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo dos professores no contexto da Licenciatura e da docência em Matemática. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2018 com o objetivo de identificar na produção acadêmica brasileira, teses e dissertações, fundamentadas no referencial teórico da Base de Conhecimentos para a Docência, de Lee Shulman, desenvolvidas no período de 2001 a 2018. A base de dados utilizada para o levantamento foi o Catálogo de Teses e Dissertações do Portal da CAPES e os sites de bibliotecas de instituições de origem das pesquisas. Das produções localizadas, 21 foram selecionadas e seus resumos analisados quanto ao objeto de investigação. Assim, elas foram agrupadas conforme a similaridade das suas temáticas. Os resumos das produções acadêmicas foram reunidos e formaram um corpus textual que foi analisado com apoio do software Iramuteq. Os relatórios de análise lexicográfica, análise de similitude, classificação hierárquica descendente e análise fatorial gerados no software demonstraram que, nas pesquisas mapeadas, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo esteve relacionado a estudos referentes à análise do currículo dos cursos de Licenciatura, à formação inicial e continuada de professores, à Licenciatura em Matemática e às questões de ensino e de aprendizagem da Matemática, predominantemente na perspectiva de professores da Educação Básica. Enfim, a revisão sistemática possibilitou identificar em quais contextos, da Licenciatura e da docência em Matemática, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo vem sendo abordado como referencial teórico nas pesquisas, revelando a lacuna de investigações com foco no professor formador da Licenciatura em Matemática.


Palavras-chave


Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Licenciatura e docência em Matemática; Professor Formador; Revisão Sistemática de Literatura; Software Iramuteq.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n2.11287

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Odimeia Teixeira, Mary Angela Teixeira Brandalise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr