Conhecimento pedagógico do conteúdo: cenário das pesquisas brasileiras nos contextos da licenciatura e da docência em matemática (2001-2018)

Odimeia Teixeira, Mary Angela Teixeira Brandalise

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo dos professores no contexto da Licenciatura e da docência em Matemática. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2018 com o objetivo de identificar na produção acadêmica brasileira, teses e dissertações, fundamentadas no referencial teórico da Base de Conhecimentos para a Docência, de Lee Shulman, desenvolvidas no período de 2001 a 2018. A base de dados utilizada para o levantamento foi o Catálogo de Teses e Dissertações do Portal da CAPES e os sites de bibliotecas de instituições de origem das pesquisas. Das produções localizadas, 21 foram selecionadas e seus resumos analisados quanto ao objeto de investigação. Assim, elas foram agrupadas conforme a similaridade das suas temáticas. Os resumos das produções acadêmicas foram reunidos e formaram um corpus textual que foi analisado com apoio do software Iramuteq. Os relatórios de análise lexicográfica, análise de similitude, classificação hierárquica descendente e análise fatorial gerados no software demonstraram que, nas pesquisas mapeadas, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo esteve relacionado a estudos referentes à análise do currículo dos cursos de Licenciatura, à formação inicial e continuada de professores, à Licenciatura em Matemática e às questões de ensino e de aprendizagem da Matemática, predominantemente na perspectiva de professores da Educação Básica. Enfim, a revisão sistemática possibilitou identificar em quais contextos, da Licenciatura e da docência em Matemática, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo vem sendo abordado como referencial teórico nas pesquisas, revelando a lacuna de investigações com foco no professor formador da Licenciatura em Matemática.


Palavras-chave


Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Licenciatura e docência em Matemática; Professor Formador; Revisão Sistemática de Literatura; Software Iramuteq.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n2.11287

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

A ACTIO adota licenciamento  Creative Commons do tipo CC-BY 4.0

Redes Sociais:

facebook                             


                   


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr