O professor e a formação de novos professores: representações das identidades docentes na UTFPR

Vanessa Batista Rosa Morais

Resumo


 

O professor que forma novos professores na universidade tem um papel importante de transferir por meio da sua didática como é “ser professor”. Pensar nessa questão significa refletir sobre a identidade do professor e as diferentes formações discursivas desse profissional do ensino superior. Assim, o principal objetivo é apresentar nesse texto um projeto de pesquisa do mestrado, atualmente em desenvolvimento para a construção da dissertação. Esse artigo revela os interesses que a pesquisa propõe a explorar posteriormente na dissertação, sobre o trabalho do professor e a busca pela compreensão dos aspectos de representação docente, bem como, comparar e analisar se há semelhanças ou diferenças de identidade na constituição dos discursos de professores universitários. Nesse contexto, investiga-se por meio da pesquisa qualitativa e da técnica entrevista semiestruturada em conformidade com Ludke e André (1986), Triviños (1992) Minayo (2001) e Gil (2019). O delineamento dos métodos para efetuar a pesquisa a princípio encontra-se estruturado em três partes sendo I) a construção de um roteiro com oito temáticas para guiar as entrevistas com cada professor; II) escolha da ferramenta Skype como meio de comunicação para realizar as entrevistas pela internet; III) análise e interpretação de dados gravados sob sigilo. Nas conclusões, são destacadas as hipóteses discutidas até o momento, com relação a existência de mais do que uma identidade do professor universitário, pois cada sujeito se constitui no meio social, cultural e discursivo. A partir dessas interações e percepções coletivas, criam-se novas identidades individuais. Além disso, dentro de uma instituição de ensino superior é possível que o professor também molde a sua identidade pela sua experiência profissional na área do conhecimento em que atua e por meio das suas atividades de docência nas salas de aula. Portanto, espera-se compreender no aprofundamento da pesquisa a formação da identidade coletiva e individual do professor no cenário institucional, para interpretar as variadas representações discursivas que caracterizam esse profissional desde a preparação do planejamento de aulas a aplicação de teorias e reflexão sobre a sua própria prática.

 


Palavras-chave


Representação Social; Identidade Profissional; Ensino Superior; Professor;

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10890

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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