Um olhar para os aspectos históricos da tabela periódica presentes em textos de divulgação científica publicados na revista Galileu

Adriano Lopes Romero, Marcia Borin da Cunha

Resumo


Neste ano comemora-se o Ano Internacional da Tabela Periódica (TP), fato que faz com que este tema seja amplamente explorado por professores/as e pesquisadores/as da área de Ensino de Química, assim como seja um assunto frequente em revistas de divulgação científica. Desta forma, levando em consideração a importância de textos de divulgação científica (TDCs) no ensino de Ciências, o presente trabalho teve como objetivo identificar e avaliar aspectos históricos da TP presentes em TDCs publicados na revista Galileu. Com este estudo pretendemos verificar a viabilidade de uso de TDCs acerca da TP em contextos de ensino, tais como na formação inicial e continuada de professores/as de Química, ou ainda para o ensino de Química na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, realizada diretamente no site da revista utilizando o descritor “tabela periódica”. Quatro categorias foram utilizadas para analisar os TDCs selecionados: (i) o número de personagens mencionados; (ii) quem produziu o TDC?; (iii) indicação de publicações científicas como referência; (iv) existência de iconografia; (v) o conhecimento histórico, os aspetos formais e conceituais relacionados à TP. A pesquisa resultou em 21 TDCs, dez publicados neste ano, fato que deve estar relacionado à homenagem da UNESCO ao desenvolvimento da TP dos elementos químicos. Do total de TDCs selecionados, apenas sete apresentaram informações históricas relacionadas à TP. Seis desses TDCs foram publicados neste ano, corroborando com a ideia de que é importante a retomada histórica da TP para entender o que estamos comemorando este ano. Observamos que apenas dois dos TDCs que apresentam aspetos históricos acerca da TP, que são traduções de textos publicados originalmente em inglês no site The Conversation, foram produzidos por pesquisadores, os demais são assinados pela redação da revista. Quanto aos outros critérios analisados, observamos que alguns TDCs (n = 4) mencionam um número considerável de personagens, chegando a 23, e outros não mencionam nenhum (n = 1) ou apenas um personagem (n = 2); apenas um TDC cita publicação científica como referência; todos os TDCs utilizam uma (n = 1), 2 (n = 2) ou mais imagens (n = 5) como ilustração das discussões apresentadas. Quanto aos conhecimentos histórico, os aspetos formais e conceituais relacionados à TP observamos que os recortes utilizados pelos autores podem reforçar alguns erros que têm sido apontados por historiadores e filósofos da Química, tais como a atribuição de prioridade da TP, e a genialidade de personagens envolvidos com o desenvolvimento de determinados fatos científicos. Consideramos que os TDCs relacionados à TP analisados podem ser trabalhados tanto no ensino de Química na educação básica, quanto na formação inicial e continuada de professores/as de Química, pois podem contribuir de forma significativa para explorar aspectos que geralmente não são explorados em livros didáticos de Química.


Palavras-chave


Ensino de Química; Divulgação da Ciência; Classificação periódica dos elementos químicos.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10888

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr