Geomemória: um jogo da memória para fixação de termos da geometria plana no 6º ano

Renata Aparecida da Silva, Gustavo Marcondes de Lima, Maria Lucia Panossian

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência de dois estudantes integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em um colégio estadual de Curitiba. A pesquisa tem como viés estudar a possibilidade do uso de jogos para o ensino da geometria, especificamente para o 6º ano. Foi realizada a análise de materiais orientadores para o professor em sala de aula, sendo eles: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também o livro didático. Além disso, foram pesquisados como o tema de geometria foi abordado por outros pesquisadores, como por exemplo, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO), um grupo de estudos voltado especificamente para a geometria e ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Fez-se necessário ao longo deste trabalho buscar fundamentações e razões para trabalhar com jogos, tendo ciência de suas possibilidades e suas limitações. Embasado em todos esses estudos, foi criado um jogo de memória que aborda conceitos do conteúdo de polígonos. O jogo citado, apesar de ter formato competitivo, tornou-se uma ferramenta para exercitar o trabalho em equipe e possibilitou a revisão, compreensão e memorização de termos matemáticos relacionados aos polígonos. Foi realizada a aplicação desse jogo em três turmas do 6º ano e em cada uma das turmas o encaminhamento da aplicação foi diferente, pois em todas houve barreiras e particularidades que se fez necessário recorrer a adaptações. Ao final de todas as aplicações foram realizadas algumas perguntas orais para os alunos, pois assim poderia ser feito uma análise e comparação do quanto sabiam do conteúdo no início, e no final da aula, já que no momento final eles já teriam trabalhado os conceitos do conteúdo diversas vezes. Por fim, se concluiu que a pesquisa como um todo foi um sucesso, pois além de considerar o uso de jogos para o ensino da geometria, ficou evidente que ao sair do tradicionalismo presente na sala de aula e usar jogos, a Matemática passa a ser vista com outros olhos pelos alunos, mostrando-se uma maneira efetiva e mais atraente o que implica em um processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso.


Palavras-chave


Polígonos; Geometria; Jogo no ensino

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10881

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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