O ensino da química a partir do teatro interativo
Resumo
O ensino da Química se faz presente nas Diretrizes Curriculares nacionais, no entanto faz-se necessário encontrar maneiras adequadas para ensinar os conteúdos aos estudantes. Sabe-se que através do ensino e das influências adquiridas nos anos escolares pode-se comprometer positivamente ou negativamente a vida do estudante. Portanto é necessário o uso de diferentes metodologias para o bom desenvolvimento cultural e social do aluno. Diante disso o presente texto visa analisar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sob o tema “O ensino da Química a partir do Teatro Interativo” em um colégio estadual do Paraná, onde nosso grupo de bolsistas desenvolveu uma peça que possui maior proximidade com a plateia - inspirada no Teatro do Oprimido de Augusto Boal - a qual chamamos de Teatro Interativo. Tendo em vista que a metodologia tradicional está em prática há muitos anos, buscamos uma nova maneira de estimular a aprendizagem, onde o aluno possuíra voz ativa acerca das resoluções dos problemas, assim direcionando o professor a um mediador do conhecimento. O nosso teatro foi elaborado tendo como elemento principal o que chamamos de pontos de decisão, momentos em que a cena deveria parar e a plateia seria então questionada acerca do caminho que a trama deveria seguir, ocasionando assim maior interatividade. Produzimos a peça sob a temática do desastre ocorrido na cidade de Brumadinho no estado de Minas Gerais. Utilizamos de nomes ficcionais para tratar sobre o ocorrido. A peça se passou em uma cidade chamada Quimica’s Land e foi dividida em três atos. No primeiro ato, apresentou-se a origem do desastre: décadas antes do ocorrido, o prefeito teve a oportunidade de decidir entre lucro ou segurança no modo de construção da barragem, mas por questões relacionadas a ego e dinheiro optou por permitir a construção da barragem de rejeitos da maneira menos segura, ocasionando o posterior colapso da barragem. No segundo e terceiro atos apresentaram-se as consequências da escolha do prefeito e as decisões dos protagonistas para lidar com a situação: no início da cena foi mostrado que a barragem desmoronou. Para sobreviver, o melhor grupo de estudantes da região, tiveram de solucionar o problema relacionado a água potável, utilizando-se de recursos presentes na escola onde estudavam. Após decisões da plateia, reflexão e experimentos, foi solucionado o problema da água, tratando-a de forma adequada. Utilizamos de uma abordagem tomando por base a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), pois é um recurso bastante enriquecedor e em evidência na atualidade. Por fim objetiva-se através deste artigo relatar a elaboração e a apresentação de um teatro interativo com o intuito de proporcionar uma boa opção para lidar com o processo de ensino e aprendizagem, de forma que favoreça a alfabetização científica e a formação cidadã dos estudantes. Com o uso de atividades lúdicas os conceitos químicos puderam ser melhor compreendidos, pois se distinguem da ótica convencional de ensino possibilitando vislumbrar os conceitos químicos sob diferentes ângulos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v1n1.10873
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923