Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “Misturas” para o ensino médio

Jessica dos Santos Pagliochi, Graziele Del Sent Da Silva, João Paulo Stadler, Aline Rocha Borges

Resumo


A transposição didática é um processo pelo qual o saber produzido no âmbito científico é transposto para o conhecimento construído em sala de aula. É um processo realizado em duas etapas: externa e interna. A externa refere-se a escolha, feita por um grupo de pessoas, dos conceitos científicos de base que que serão parte do currículo e dos livros didáticos. Essa etapa é marcada pela generalização e fragmentação do conteúdo para sua difusão. A interna consiste na utilização dos primeira etapa para elaborar o conhecimento destinada à sala de aula, com o intuito de torna-lo desfragmentado e significativo de acordo com os objetivos do professor e contexto dos alunos. Como em todo o processo, na transposição didática podem ocorrer intercorrências como acrescimentos, supressões, deformações e criações didáticas. Por isso, é importante entender como o professor reconhece esse processo e utiliza o livro didático com parte dele. Este estudo teve como objetivo verificar as intercorrências da transposição didática pela comparação de livros didáticos em um texto de referência e de identificar os processos da transposição didática interna (repersonalização, recontextualização e retemporização) em entrevistas com professores. Em relação à etapa externa foi possível verificar acrescimenos, com elementos do cotidiano, e supressões, que podem ser explicadas pela programabilidade. Em relação à interna, foi possível perceber que os professores não conhecem em profundidade o conceito, mas realizam ainda assim a recontextualização e retomporalização. Não foi possível perceber de maneira clara a repersonalização. Dessa forma, defende-se que a entendimento do conceito pode auxiliar os professores na escolha crítica de materiais didáticos e na intencionalidade na realização dos processos da transposição didática interna.


Palavras-chave


Transposição Didática; Ensino de Ciências; Processo de ensino-aprendizagem

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10859

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    ISSN: 2525-8923

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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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