Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “Misturas” para o ensino médio
Resumo
A transposição didática é um processo pelo qual o saber produzido no âmbito científico é transposto para o conhecimento construído em sala de aula. É um processo realizado em duas etapas: externa e interna. A externa refere-se a escolha, feita por um grupo de pessoas, dos conceitos científicos de base que que serão parte do currículo e dos livros didáticos. Essa etapa é marcada pela generalização e fragmentação do conteúdo para sua difusão. A interna consiste na utilização dos primeira etapa para elaborar o conhecimento destinada à sala de aula, com o intuito de torna-lo desfragmentado e significativo de acordo com os objetivos do professor e contexto dos alunos. Como em todo o processo, na transposição didática podem ocorrer intercorrências como acrescimentos, supressões, deformações e criações didáticas. Por isso, é importante entender como o professor reconhece esse processo e utiliza o livro didático com parte dele. Este estudo teve como objetivo verificar as intercorrências da transposição didática pela comparação de livros didáticos em um texto de referência e de identificar os processos da transposição didática interna (repersonalização, recontextualização e retemporização) em entrevistas com professores. Em relação à etapa externa foi possível verificar acrescimenos, com elementos do cotidiano, e supressões, que podem ser explicadas pela programabilidade. Em relação à interna, foi possível perceber que os professores não conhecem em profundidade o conceito, mas realizam ainda assim a recontextualização e retomporalização. Não foi possível perceber de maneira clara a repersonalização. Dessa forma, defende-se que a entendimento do conceito pode auxiliar os professores na escolha crítica de materiais didáticos e na intencionalidade na realização dos processos da transposição didática interna.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v1n1.10859
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923