Unidades de medidas e grandezas: abordagem histórica e prática para o aprendizado do sistema métrico

Laís de Souza Rocha

Resumo


O presente trabalho foi realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba (UTFPR/CT) foi proposta a elaboração de um plano de trabalho com foco no desenvolvimento das habilidades dos alunos em questões de conversão de unidades de medida do Sistema Métrico e que também destacasse a importância de um sistema padronizado. Considerando a importância do tema para a educação matemática e para o desenvolvimento do estudante dos níveis de ensino fundamental e médio foram realizadas intervenções em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná, cada uma contendo 30, 29 e 27 estudantes. A intervenção se constituiu de uma atividade prática precedida de uma contextualização histórica acerca das unidades de medida e grandezas. Com o objetivo de destacar a importância da padronização imposta pelo Sistema Internacional de Medidas, foram abordados diferentes modelos de medida e dificuldades com que as antigas civilizações se depararam devido à ausência de padronização durante o decorrer da história. Após a abordagem teórica cada aluno recebeu uma folha de orientação para a realização da atividade prática. A folha de orientação continha uma atividade cujo objetivo foi conduzir os estudantes em situações nas quais eles precisassem utilizar e colocar em prática seus conhecimentos para a conversão das unidades de medida múltiplas e submúltiplas do sistema métrico. Na atividade os alunos foram instigados a trabalhar com diferentes instrumentos de medida para a obtenção das dimensões de objetos presentes em sala de aula, que posteriormente seriam convertidas para as diferentes classes do sistema. Após a atividade prática os estudantes foram guiados a refletir sobre o sistema utilizado, pontuando sua importância nos diferentes cenários da vida contemporânea.


Palavras-chave


Unidades de medida; Sistema Internacional; Sistema Métrico. Padronização.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10856

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr