Possibilitando discussões sobre o Bullying nas aulas de matemática
Resumo
Este texto apresenta um relato de experiência sobre possibilidades de abordar o tema bullying em sala de aula através de conteúdos matemáticos, além de descrever a motivação para a escolha de tal tema e exposição de algumas atividades aplicadas e seus resultados significativos, que se decorreram de um projeto de Intervenção Pedagógica do programa Residência Pedagógica. As ações foram desenvolvidas nas turmas de nono ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Santa Cândida, localizado em Curitiba-PR, e realizado em três etapas principais: a primeira se caracterizou pela coleta de dados por meio de um questionário anônimo; na segunda foram analisadas e organizadas as respostas dos estudantes e, por fim, foram elaborados cinco planos de aula (e outras duas intervenções extracurriculares) envolvendo os dados coletados, contemplando conteúdos matemáticos e interdisciplinares. Aqui serão descritos e apresentados resultados de três dos cinco planos aplicados, sendo estes, respectivamente, sobre regra de três simples, gráficos de barras e uma oficina de confecção de cartazes. Com o questionário anônimo possibilitou a observação de alguns dados alarmantes dentro das turmas pesquisadas, como o fato de que 35,62% dos estudantes do nono ano considerarem que já sofreram bullying dentro da escola, assim como 11,59% dos discentes assumiram já terem praticado bullying com outras pessoas, podendo a partir da análise dos dois dados fazer vários questionamentos e observações que não seriam possíveis sem a análise matemática. A partir dos planos de aula desenvolvidos e aplicados, utilizando todos os dados coletados na enquete, possibilitou-se, ao final de cada exposição, momentos de reflexão e esclarecimento entre bolsistas residentes e educandos do colégio, tanto no sentido matemático quanto em relação ao tema abordado. Ao expor os conteúdos matemáticos junto ao eixo temático bullying pôde-se observar o impacto que esses dados possuem no dia a dia dos estudantes, ao propiciar significado especial aos conteúdos matemáticos em questão. Pode-se afirmar ainda, que ao utilizar os dados obtidos na pesquisa com os próprios discentes, as aulas se tornaram mais atrativas, aumentando assim a atenção e a aprendizagem dos mesmos para o desenvolvimento significativo do conteúdo aplicado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v1n1.10832
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923