Lixo eletrônico: discutindo possibilidades de descarte consciente

Christian Roberto de Farias Guilherme, Gabriel Filipe Evaristo, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Fabiana Pauletti

Resumo


O fácil acesso a informação decorrente do uso da tecnologia nos proporciona uma variedade de benefícios que facilitam nosso dia a dia, como, por exemplo, os aparelhos eletrônicos de comunicação, que tornaram-se essenciais para tarefas como o controle de contas bancárias e até mesmo para fins de entretenimento. No entanto, devemos nos atentar aos cuidados necessários quanto ao descarte de resíduos eletrônicos, tal que, o constante avanço tecnológico tem resultado na escassez dos recursos naturais, sendo então um ponto muito negativo para o meio ambiente. Diante disso, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta direcionada ao ensino médio a partir de conceitos de Química, Geografia, Artes e Português, visando a sensibilização crítica dos estudantes. Atualmente, existe uma necessidade de uma abordagem interdisciplinar nas escolas a fim de promover um ensino que priorize e valorize a formação dos sujeitos mediante a integração dos diversos conceitos presentes nas disciplinas escolares. Contudo, isso não depende somente do trabalho conjunto entre determinadas disciplinas, mas também da valorização da realidade e contexto em que os estudantes estão inseridos. O projeto foi resultado da união de dois outros projetos, ambos foram desenvolvidos na disciplina de Projetos Interdisciplinares Integradores Como Componente Curricular 1 e na parte dois da disciplina como resultado avaliativo iremos aplicá-lo, entretanto, está em desenvolvimento em um colégio localizado na região de Curitiba, no estado do Paraná, direcionado a duas turmas do segundo ano do ensino médio. Obtivemos o apoio até o momento de professores das disciplinas de Química, Português, direção escolar e da Pedagoga responsável pelo ano em que será aplicado o trabalho. Em relação ao lixo eletrônico que deve ser descartado corretamente, estamos pesquisando alguma empresa que fique responsável por essa coleta, no entanto, caso não haja nenhuma disposta a auxiliar, iremos conscientizar os estudantes a descartar os resíduos no local em que compraram, ou em coletas especiais administradas pela prefeitura de Curitiba. Para cada abordagem disciplinar, sugerimos conceitos a serem desenvolvidos. Na disciplina de Química, os conteúdos de inorgânica - dissolução de metais pesados - podem ser trabalhados com o auxílio de softwares computacionais, podendo os alunos representar os compostos utilizando como, por exemplo, ChemSketch, Avogadro, Chemoffice, além do conceito relacionado à eletroquímica associado ao descarte de pilhas. No que tange a Geografia, sugerimos a pesquisa de temas sobre globalização e consumismo induzidos pelos avanços tecnológicos, além da discussão dos problemas ambientais decorrentes do consumo de recursos naturais. Na disciplina de Artes, sugerimos a elaboração de matérias de divulgação e de conscientização quanto à destinação correta de lixo eletrônico. Já em Português, a sugestão é a escrita de uma redação dissertativa argumentativa a respeito da compreensão dos estudantes em torno de toda a proposta interdisciplinar que vivenciaram durante o projeto. A temática trabalhada dessa maneira contribui com a formação crítica e social dos estudantes, através de uma sequência de cunho interdisciplinar e contextualizado, uma vez que a mesma promove impactos positivos diante de um trabalho conjunto entre diferentes áreas de atuação, o que converge com os ensejos educacionais contemporâneos

Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Ensino; Softwares computacionais; Contextualização.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10831

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

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