Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica

Douglas Guerhart Dos Santos, Gabriela Alcoforado Pereira, Mariana Alves Benato, Fabiana R. G. e Silva Hussein, Fabiana Pauletti

Resumo


Este trabalho discute a construção de uma oficina interdisciplinar entre as disciplinas de química, português e sociologia, direcionada para estudantes do ensino médio decorrente da disciplina de Projetos Interdisciplinares Integradores como Componente Curricular 2, referente a um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública da cidade de Curitiba. O objetivo deste trabalho é identificar a veracidade das notícias difundidas nas redes sociais sobre assuntos relacionados à ciência, a partir da leitura consciente e crítica. Algumas notícias duvidosas conhecidas popularmente como Fake News são apresentadas corriqueiramente na rede mundial de computadores, sendo esse um fenômeno relativamente recente. O compartilhamento das informações sem uma verificação prévia tem sido uma prática recorrente pela população e em consequência aumenta o número de pessoas que se informam através de mídias sociais, ocasionando, certas vezes, o consumo de informações errôneas, descontextualizadas e absolutamente incompletas.  Para isso, a alfabetização científica será nosso principal referencial teórico balizador deste trabalho, uma vez que estar alfabetizado cientificamente implica em estar capacitado sobre o entendimento em torno de questões científicas e tecnológicas; sabendo interpretá-las de acordo com conhecimentos consolidados. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, serão trabalhados com estudantes do segundo e terceiro anos do ensino médio de uma escola pública da zona leste da cidade de Curitiba para participarem de uma oficina que será realizada no contraturno das aulas desses estudante. Algumas notícias já selecionadas serão apresentadas e discutidas sobre suas fontes e veracidade dessas informações que circulam na internet. Em um segundo momento os participantes desta atividade terão que buscar suas próprias notícias e informações e logo após realizarão a pesquisa para comprovar ou não a veracidade dessas informações oriundas da internet. A oficina terá como produto final a construção de um blog/rede social, com o objetivo de desmistificar e informar aos demais usuários da rede sobre essas notícias trabalhadas, bem como de chamar a atenção para a pertinência de buscar fontes adequadas e confiáveis e de ler por completo as informações que lá circulam. Como metodologia para este trabalho, os licenciandos em Química farão uso do diário de bordo, anotando os questionamentos que serão levantados no decorrer da proposta interdisciplinar. No início deste processo, é possível observar algumas dificuldades, pois duas escolas procuradas para desenvolvimento do projeto não aceitaram que desenvolvêssemos as atividades no interior desse espaços públicos. Com a aplicação dessas oficinas, esperamos desenvolver nos estudantes o senso crítico em torno das fontes e da leitura das informações que circulam na internet, bem como discutam com os demais colegas e com os professores as divergências e contextos em que cada informação é divulgada.


Palavras-chave


Projeto interdisciplinar; Fake news; Alfabetização científica; Senso crítico e consciente.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10829

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr