O texto dissertativo-argumentativo em sala de aula: um relato de experiência na residência pedagógica com o 3º ano do ensino médio
Resumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência de ensino de Língua Portuguesa viabilizada pelo programa de Residência Pedagógica (CAPES 06/2018) desenvolvido por intermédio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Por meio de uma sequência didática, baseada em Schneuly e Dolz (2004), além de Cassany (1999) em que se focou os processos de escrita e leitura (planificação, temas atuais, parâmetros da situação sociodiscursiva, aspectos de textualidade, os elementos de produção e reescrita do texto), a intervenção pedagógica focou o gênero discursivo “texto dissertativo-argumentativo” levando em conta o público alvo: alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Curitiba que farão o ENEM 2019. A sequência didática se deu a partir da reflexão sobre temas atuais, em forma de debates e produções escritas, como o “Controle do comportamento do usuário pelo controle de dados“ (ENEM 2018), “legalização do porte/posse de armas” e a “‘uberização’ das relações de trabalho no século XXI”. Além da leitura de propostas e do estudo da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, para a construção da argumentação, trabalhou-se ainda os Tipos de Argumento e Operadores argumentativos (FIORIN, 2016; KOCH & ELIAS, 2016, KÖCHE, 2013). Após uma produção diagnóstica, verificou-se uma deficiência entre os alunos no que tange a leitura e interpretação da proposta. Para suprir essa demanda, estratégias de leitura e identificação dos tipos de argumentos foram trabalhados com a turma. Em uma segunda produção, “A ‘Uberização’ das relações de trabalho”, notou-se ainda uma grande dificuldade na interpretação do conceito de uberização, além de uma deficiência notória no uso dos operadores argumentativos. Posteriormente, em uma aula dedicada aos operadores argumentativos e sua função na argumentação, os alunos refletiram sobre as produções e tiveram a chance de reescrevê-la. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v1n1.10822
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923