Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica

Jhenyffer Nareski Correia, Natalia Mann

Resumo


Este trabalho apresenta a experiência da aplicação de uma sequência didática (SD) na fase ‘intervenção pedagógico’, que compõe o Programa Residência Pedagógica fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa Nível Superior – Brasil (CAPES) edital 06/2018, em uma escola pública de Curitiba. O trabalho objetiva mostrar como foi a preparação das aulas e a avaliação das produções escritas pelos alunos. A sequência didática aplicada teve como norte o gênero de discurso crônica, e integrou estratégias lúdicas de ensino (mapa mental e jogo interativo), leitura de textos literários e produção de textos (escrita e reescrita) – contemplando, desta maneira, os 4 eixos de ensino de língua portuguesa (LP), segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a saber: leitura, análise linguística/semiótica, oralidade e produção de texto –, que foram aplicados em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental II, cuja turma, composta por 35 alunos, possuía a faixa etária de 11 a 12 anos. A SD teve como base teórica os elementos de preparação de aula e avaliação de textos de CASSANY (1999) e a proposta de sequência didática de Schneuwly e Dolz (2002/2004). Já os textos literários foram compostos por crônicas de autores brasileiros contemporâneos e consagrados como Marina Colasanti (1995) e Luís Fernando Veríssimo (2003), na qual a temática trabalhada foi o cotidiano coletivo. A mediação durou 4 aulas, incluindo a apresentação do gênero trabalhado, a leitura dos textos literários e as produções escritas, pautadas em recursos lúdicos. Os resultados desta aplicação reforçam a importância de uma sequência didática para o ensino de LP, sobretudo no que diz respeito ao docente saber avaliar um texto e, outrossim, os resultados mostram que o incentivo aos programas de inserção e imersão à docência, como o Residência Pedagógica, são significativos tanto para os alunos e professores da escola pública quanto para os residentes.


Palavras-chave


Ensino; Sequência Didática; Residência Pedagógica; Gêneros Textuais; Crônica.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10790

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr