O uso da lousa digital no ensino médio
Resumo
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e tem como objetivo apresentar a experiência dos bolsistas na implementação da lousa digital (LD) no Colégio Estadual Jayme Canet-CT/PR, escola campo participante do Programa Residência Pedagógica. Esse projeto teve como finalidade buscar formas para motivar os estudantes durante as aulas de Matemática. Para esse objetivo, buscamos na escola as possíveis ferramentas disponíveis e nos deparamos com a LD, recurso tecnológico já conhecido em experiências anteriores, durante a graduação, que se mostrou com grande potencial para atingir nosso objetivo. Em concordância com alguns autores sobre a utilização da tecnologia em sala de aula, elaboramos o projeto de Intervenção Pedagógica sobre a implantação e utilização da LD, atendendo a uma das atribuições do programa. Assim, buscou-se inserir a lousa no colégio através das seguintes etapas: instalação da LD; regências de aulas utilizando esse recurso; revisão bibliográfica para fundamentar as formações sobre o uso da LD; formação para a implementação da LD; reflexão sobre o executado e possíveis melhorias. Cabe ressaltar que a realização do projeto só foi possível devido ao auxílio das equipes diretiva e pedagógica bem como apoio da professora preceptora do programa no colégio em questão. Estas atividades foram desenvolvidas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com foco formativo para os bolsistas e no Colégio Estadual Jayme Canet, com destaque do uso da LD nos processos de ensino e aprendizagem. Dos resultados observados destacamos o aumento na quantidade de reservas da sala multiuso, na qual a LD se encontra, a maior participação dos estudantes nas atividades envolvendo o uso da LD, otimização do tempo de aula e aulas mais interativas. Nesse sentido, podemos concluir que a utilização desse recurso tecnológico possibilitou ganhos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem - com a interação e motivação dos alunos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v1n1.10789
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923