O processo de avaliação da aprendizagem no ensino de ciências
Resumo
O presente artigo visa analisar e discutir acerca da importância do processo da avaliação da aprendizagem frente ao ensino de Ciências. Neste aspecto, a escola possui um papel fundamental no processo, pois é um espaço destinado ao ensino e a aprendizagem; portanto, é neste ambiente diversificado e heterogêneo que devemos pensar em práticas que promovam a avaliação de aprendizagem em prol a subsidiar o trabalho docente, redirecionando estratégias e instrumentos de ensino. O trabalho possui como objetivo geral: Compreender o processo de avaliação no ensino de Ciências e sua relevância. Desta forma, o professor deve assumir um papel que vai ao encontro das práticas de avaliação da aprendizagem, considerando o desenvolvimento do ensino de Ciências, tendo assim, a possibilidade de refletir sobre a sua prática em sala de aula, propiciando e assegurando as condições de uso do processo de avaliação como um meio de orientação do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, para que o processo de ensino-aprendizagem em Ciências obtenha sucesso, torna-se essencial uma avaliação continua com a função formativa nas diversas situações sociais, descobrindo as diferentes funções que podem ser exercidas pela avaliação nesse cenário, garantido assim, o direito de aprendizagem de todos os alunos. No espaço da sala de aula, o professor possui um papel fundamental no que se refere a fazer a mediação para estabelecer um trabalho significativo no contexto escolar, pois, a ele cabe à tarefa de promover um ensino de qualidade, que atinja e atenda a todos os alunos, articulando as práticas de avaliação à reflexão sobre o ensino de Ciências. Essa pesquisa é um estudo documental, seguindo um delineamento de caráter bibliográfico, tendo como base teórica os estudos de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, entre outros, com a finalidade de apresentar e estabelecer as propriedades da relevância do processo de avaliação de aprendizagem, com a abordagem qualitativa que visa à compreensão através da análise sistematizada de leituras em matérias impressos e eletrônicos acerca do tema, utilizando para esta pesquisa documental os aportes teóricos mencionados. Os resultados apontam a relevância da avaliação da aprendizagem, pois esta deve ser parte integrante do processo educacional, adotando práticas para orientar e acompanhar o plano do trabalho do professor e também de redirecionar quando se fizer necessário, buscando soluções para as dificuldades encontradas na construção e obtenção de conhecimentos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v1n1.10777
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923