O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa como LE de alunos com TDAH

Elizabete dos Santos Leiros Batista, Gilson Faria Albuquerque

Resumo


Este trabalho foi elaborado com o objetivo de orientar sobre o uso de recursos pedagógicos na área de Língua Inglesa para alunos com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Dentre as informações aqui discutidas está a conceituação do sujeito com TDAH, os possíveis desafios do TDAH no contexto escolar e a conceitualização de Língua Estrangeira (LE).  Com essas informações previamente coletadas, refletimos sobre possíveis diferentes estratégias de ensino e explicamos os motivos para que a abordagem vygostkyana (sociointeracionista) é bastante adequada ao objetivo do trabalho. Isso acontece, pois entendemos que tal abordagem é capaz de, ao mesmo tempo, contribuir na inclusão do aluno com TDAH, bem como em desenvolver suas habilidades cognitivas. Também expomos um conjunto de técnicas já discutidas em trabalhos prévios para que o professor consiga ensinar o aluno com TDAH de maneira satisfatória.  O método de pesquisa utilizado neste trabalho é de cunho qualitativo e de natureza exploratória. O estudo se desenvolve a partir de pesquisa bibliográfica apoiada em artigos científicos disponíveis em repositórios online, utilizando as seguintes palavras-chave para a busca: TDAH, ensino, aprendizagem, educação para TDAH, sociointeracionismo. Foram pesquisados e reunidos métodos de ensino já utilizados e estudados, não havendo, portanto, desenvolvimento de novos métodos. Por se tratar de um trabalho desenvolvido para a disciplina de Educação inclusiva e diversidade do 4º semestre do curso de Letras - Inglês da UTFPR em um curto período de tempo, não foi possível que a pesquisa fosse aplicada em campo, portanto não contamos com resultados numéricos ou de outra natureza científica. Apesar da não-aplicação do assunto disposto, temos como respaldo as pesquisas citadas no decorrer do trabalho para que presumamos que todo o conteúdo aqui exposto é aplicável e de provável efetividade. Acreditamos que os dados discutidos e as contribuições próprias dos elaboradores possam ser de grande valia a educadores e estudantes interessados no tópico objetivo do trabalho. Entendemos ainda que a aplicabilidade deste estudo não se restrinja apenas ao ensino de Língua Inglesa e inclusão de alunos com TDAH, mas se amplie também a outras disciplinas.


Palavras-chave


TDAH; Língua inglesa como LE; Estratégias de ensino; Sociointeracionismo

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10746

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr