Perspectivas de história e filosofia da ciência em ações educativas no ensino médio: experiências no programa de residência pedagógica
Roger Eduardo Lourenço, Lucas Chibeloski Bail, Noemi Sutil, Eduardo Massahiko Higashi
Resumo
As concepções sobre Ciência podem viabilizar (ou não) ações de crítica e participação em questões de natureza científica. Contudo, a prática científica, em muitas situações de ensino, parece distanciar-se da composição da cultura escolar no que se refere à Física. A abordagem de História e Filosofia da Ciência no ensino pode viabilizar o desenvolvimento de concepção de ciência enquanto construção humana, histórica e social. No escopo dessa meta educativa, neste relato de experiência, apresentam-se considerações sobre perspectivas de História e Filosofia da Ciência em atividades educacionais em Física, desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica, envolvendo estudantes de segundo ano de Ensino Médio, no período de março a junho de 2019, em instituição pública da cidade de Curitiba, Paraná. As aulas envolveram ênfase em abordagem experimental e dialogada, visando à criação de um ambiente diferenciado aos estudantes. A análise possui caráter qualitativo, abrangendo documentos elaborados durante o período compreendido. Dessa forma, foram apreciados relatórios, produzidos pelos residentes, e trabalhos, realizados por estudantes. Esses materiais foram analisados considerando elementos de Análise de Conteúdo. Perspectivas de HFC nesse processo compreenderam três conjuntos de atividades. No primeiro conjunto de atividades, houve abordagem de aspectos associados à construção de conhecimentos científicos e perspectiva filosófica relacionada à Física. Os dois outros conjuntos de atividades, compreendendo as temáticas de Ondulatória e Termodinâmica, agregaram ações de análise de episódios históricos, abrangendo contextualização contemporânea, e atividades experimentais com alusão a processos de prática científica. Averiguaram-se indícios de formação de concepção de Ciência como construção humana, histórica e social, assim como aspectos motivadores associados a essas perspectivas de História e Filosofia da Ciência, perpassando compreensão de conceitos e formação crítica de estudantes. Contudo, identificaram-se alguns entraves à atuação nessa vertente relacionados à cultura escolar e que perpassam a formação docente. Os discentes, particularmente, em momentos iniciais, tiveram dificuldades em reconhecer os formatos diferenciados em termos de abordagem metodológica. Aponta-se, nessa conjuntura, a premência por estudos e intervenções pertinentes ao desenvolvimento de atividades educacionais envolvendo perspectivas de História e Filosofia da Ciência.
Palavras-chave
Educação; Ensino de Física; Formação docente
DOI:
10.3895/actio.v1n1.10727
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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