O diálogo entre a educação ambiental crítica e o enfoque ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente: uma análise da produção acadêmica
Renan de Almeida Barbosa, José Vicente Lima Robaina, Jeferson Rosa Soares
Resumo
Ao refletir a complexidade da Educação Ambiental, deve-se levar em conta as interações econômicas e políticas que determinam o sistema de produção, de forma a compreender a atual crise socioambiental e os caminhos para superá-la. Assim, a Educação Ambiental Crítica (EAC) e o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) se conectam no objetivo de promover uma educação científica significativa sobre a complexidade da crise socioambiental. Dessa forma, os processos de ensino e aprendizagem de conhecimentos científicos em diálogo com as demais formas de conhecimento, devem ser considerados como um mecanismo de formação conceitual, procedimental e atitudinal, agregando noções de ambiente enquanto totalidade e da vinculação entre ética, trabalho e prática social; ainda, a EAC e o enfoque CTSA devem expor que o conhecimento científico é determinado pelo contexto histórico e social da sua construção, irrigados por disputas e conflitos existentes na sociedade. O objetivo do presente artigo é levantar um panorama da produção acadêmica e científica que busca o diálogo entre a EAC e o enfoque CTSA, a partir das bases de dados da EArte e da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA). Sendo assim, uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo que realizou levantamento bibliográfico do tipo Estado da Arte das pesquisas sobre EAC e CTSA. A estratégia de busca na base de dados EArte definida para o escopo deste trabalho resultou em 19 trabalhos defendidos em cursos de pós-graduação no período entre 2005 e 2016, sendo 16 dissertações de mestrado stricto sensu e duas de mestrado lato sensu, bem como uma tese de doutorado; quanto às publicações na REMEA, resultou em 10 artigos selecionados no período entre 2006 e 2017. Utilizando-se da Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise do título dos trabalhos selecionados, emergiram três categorias que indicam tendências de pesquisa na área selecionada: Teoria, Currículo e Didática; Concepções e práticas pedagógicas e Sequências de atividades em EA escolar. O recente aumento de pesquisas que tratam dessas duas perspectivas demanda maior articulação entre a pesquisa acadêmica e a prática pedagógica nos contextos amplos de educação escolar ou não escolar.
Palavras-chave
Estado da Arte; Educação Ambiental Crítica; CTSA
DOI:
10.3895/actio.v5n2.10496
Apontamentos
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923