Uso do jogo como potencializador da aprendizagem: uma perspectiva de docentes da educação básica
Resumo
O presente artigo é um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, o trabalho desenvolvido tem como objetivo apresentar a análise sobre a perspectiva de professoras e professores, prioritariamente do Ensino Fundamental, que atuam em escolas da rede pública municipal de Maceió/AL parceiras da Mind Lab na aplicação do Programa MenteInovadora, no sentido de identificarmos se os mesmos têm clareza ou não de como o uso dos jogos enquanto metodologia de ensino podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem e favorecer o desenvolvimento de atitudes propícias para aprendizado do seu componente curricular. A partir de uma metodologia de cunho qualitativo, descritiva e de campo, consultamos professoras e professores de diversas áreas do conhecimento na educação básica e constatou-se um esforço por parte destes(as) para a compreensão da importância do papel do jogo no desenvolvimento humano e cognitivo e no equilíbrio psíquico e emocional, tanto nas crianças, como nos adolescentes e jovens; ainda que percebamos uma tendência de vinculação do ato de brincar em sala de aula com a ideia de passatempo, distração. É aludido nas respostas ao questionário aplicado com os(as) docentes, a partir da Análise de Conteúdo em Bardin (2011), que o jogo por si só não garante a aprendizagem, e que o jogo, assim como a brincadeira, deve ser entendido como uma oportunidade de construção de aprendizagem. Nesse contexto, destacaremos aqui, a perspectiva sobre o uso do jogo na educação em autores como Kishimoto (2003 e 2011), Antunes (1998) e Borin (1998).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v5n1.10477
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923