Atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo com alunos de um curso de licenciatura em ciências naturais

Rosivaldo Carvalho Gama Junior, Ítalo Gabriel Neide

Resumo


Este trabalho aborda o ensino da indissociação da eletricidade e do magnetismo por meio da integração de atividades experimentais e computacionais. A experiência é parte de um estudo de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale do Taquari. O estudo foi realizado na Universidade do Estado do Amapá, município de Macapá. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os resultados obtidos nas sequências de atividades práticas desenvolvidas com acadêmicos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Naturais por meio da integração de atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa. Para coleta e análise dos dados, utilizaram-se os guias POE durante o desenvolvimento de atividades pedagógicas com o uso de atividades experimentais e computacionais. Os resultados das atividades experimentais e computacionais mostraram a possibilidade de integrá-las, já que os acadêmicos puderam ter uma visão não linear e holística da indissociação da eletricidade e do magnetismo e um entendimento melhor dos conteúdos mais específicos do eletromagnetismo. Conclui-se que as atividades experimentais e as atividades computacionais despertaram o interesse, proporcionaram a interação social e intelectual dos acadêmicos.

Palavras-chave


Atividades experimentais; Atividades computacionais; Aprendizagem significativa; Eletromagnetismo

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n1.10192

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr