O ensino de ecologia: uma análise de sua abordagem em escolas de ensino médio entre 2008-2018

Venicio Favoretti, Viviane Vidal Silva, Renato Abreu Lima

Resumo


É de fundamental importância a renovação no ensino de Biologia em nossas escolas, por meio de metodologias de ensino que, além de motivarem os estudantes em relação ao interesse pela disciplina, possam, de fato, promover uma aprendizagem que tenha relação direta com a realidade do educando e que leve em consideração seus conhecimentos prévios. O objetivo do presente trabalho é apresentar e discutir, através de uma revisão de literatura, as metodologias adotadas no ensino de Ecologia em escolas do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada utilizando como fonte a base de dados do Google Acadêmico e do SciELO. Foram analisados oito artigos, categorizados em dois grupos: 1) artigos que relatam o desenvolvimento e/ou implementação de estratégias didáticas voltadas às práticas no ensino de Ecologia; e 2) concepções, sequências didáticas e argumentação no ensino de Ecologia. Os resultados da análise mostram que o uso de diferentes metodologias contribui para a aprendizagem em Ecologia, mas fica evidente que o uso de espaços que excedam o ambiente escolar, ou seja, espaços não formais, ainda é pouco difundido nas escolas.

Palavras-chave


Modalidades didáticas; Biologia; Educação básica.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n1.10077

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