Inventário dos aplicativos educacionais móveis que versam sobre o ensino de geometria

Fernanda Meredyk, Ana Paula de Andrade Janz Elias, Marcelo Souza Motta

Resumo


As tecnologias digitais móveis estão cada vez mais presentes nos ambientes coletivos, transformam as relações humanas, e podem contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é inventariar os aplicativos educacionais móveis que podem apresentar contribuições ao ensino de geometria. Utilizamos uma metodologia de caráter mista, pois foram utilizados dados quantitativos para a realização de inferências qualitativas. Buscamos identificar aplicativos educacionais gratuitos para o sistema operacional Android. Esta pesquisa foi organizada em três fases distintas: o levantamento dos aplicativos de Matemática e a identificação dos aplicativos de geometria; a descrição das características dos aplicativos identificados; e a seleção dos aplicativos com mais de 100.000 downloads.  Foram identificados mais de 300 aplicativos educacionais móveis inicialmente, após utilizarmos como descritor a palavra geometria, encontramos 46 aplicativos. Por fim, fizemos a análise de dez aplicativos ao longo desta pesquisa. Esta investigação identificou uma quantidade expressiva de aplicativos educacionais móveis gratuitos, para o ensino de geometria, contudo, faz-se necessário que o professor escolha de forma consciente tais recursos, de forma a criar, um ambiente educacional interativo, criativo e lúdico para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave


Dispositivos Móveis; Aplicativos Educacionais Móveis; Ensino de Geometria

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n2.10003

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr