Diretrizes para Autores
A ACTIO: Docência em Ciências prioriza a divulgação de trabalhos originais, inéditos resultantes de pesquisa empírica de caráter acadêmico-científico, envolvendo reflexões acerca do ensino de Ciências nas áreas do conhecimento de Biologia, Física, Matemática, Química ou Ciências sobre os diferentes níveis de escolarização e que apresentem contribuição significativa para a área de Ensino de Ciências.
Para a conceituação, utilizam-se os critérios LILACs:
<http://metodologia.lilacs.bvsalud.org/php/level.php?lang=pt&component=74&item=21>
a) Artigo original (contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisa original e inédita, que possam ser replicados e/ou generalizados. São também considerados artigos originais as formulações discursivas de efeito teorizante e as pesquisas de metodologia qualitativa, de modo geral). Eles incluem hipóteses, estudo de base, métodos, resultados, interpretação dos resultados e uma discussão de possíveis implicações.
b) Artigo de revisão da literatura (contribuição que utiliza método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma particular área de estudo, realizado de maneira sistemática e ordenada, favorecendo o aprofundamento do conhecimento do tema investigado);
c) Artigo de reflexão ou de análise de aspectos filosóficos, éticos ou sociais;
d) Estudos de natureza qualitativa que abordem temáticas pertinentes à pesquisa científica.
Nos trabalhos empíricos, é necessário que o estudo tenha sido concluído quando da submissão do manuscrito.
Os trabalhos originais compõem, no mínimo, 60% (sessenta porcento) dos artigos de cada número.
O limite de máximo para artigos de autores do PPGFCET - UTFPR-Curitiba é de 20% (vinte porcento).
Os artigos submetidos à publicação devem ser inéditos e não podem estar em processo de análise em outro periódico. Eles podem ter-se originado de trabalhos acadêmicos e trabalhos apresentados em congressos científicos, mas o texto nunca ser (total ou parcialmente) igual a esses. No caso de trabalhos apresentados em congressos, é preciso que o texto submetido seja claramente uma expansão do trabalho inicial. Qualquer submissão identificada como publicada anteriormente em outro meio ou cujo texto corresponder ao de trabalho apresentado em congresso científico – isto é, que possa ser caracterizada como autoplágio – não será encaminhada para avaliação.
Caso o artigo seja resultado de estudos de experimentação que envolva humanos, deve-se apresentar parecer do Comitê de Ética reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) por meio da Plataforma Brasil.
- A ACTIO NÃO aceita relatos de sala de aula para socialização de experiências desenvolvidas.
A partir de 20/06/2022, a ACTIO aceitará artigos que se caracterizem como “Estado da Arte” ou “Estado do Conhecimento”, tal como explicitado em: ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf
Os textos submetidos categorizados como: Pesquisa bibliográfica; Levantamento bibliográfico; Revisão integrativa de literatura; Revisão sistemática; e similares, NÃO SERÃO ACEITOS como artigo a serem analisados pela ACTIO.
A ACTIO: Docência em Ciências adota licenciamento aberto com licença Creative Commons do tipo CC-BY 4.0, por isso não há custos para submissão e publicação dos artigos.
A ACTIO: Docência em Ciências publica, sobretudo, artigos em língua portuguesa. Manuscritos submetidos em espanhol, francês e inglês também serão publicados, sem tradução para o português. Os autores são responsáveis pela originalidade e a veracidade do conteúdo apresentado nos trabalhos, bem como pela revisão linguística, que deve ser feita antes da submissão do manuscrito.
- TERÃO PREFERÊNCIA na ordem de publicação os artigos com texto completo traduzido para a língua Inglesa ou Francesa ou Espanhola.
Os autores são responsáveis pela originalidade e a veracidade do conteúdo apresentado nos trabalhos. A revisão linguística e bibliográfica deverá ser feita antes da submissão do manuscrito. Os autores devem indicar se a pesquisa é financiada e se há conflitos de interesses.
A ACTIO: Docência em Ciências reserva-se o direito de não publicar mais de um artigo de um mesmo autor e/ou coautor por edição (volume).
No processo de submissão será necessário indicar o número ORCID de cada um dos autores. Acesse um tutorial para cadastro no ORCID.
>> Inserir o endereço do ORCID no formato http:// Não usar https.
O artigo deve conter de 15 a 22 páginas, incluindo as referências e anexos.
O Resumo deve ter de 150 a 500 palavras e até 5 (cinco) palavras-chaves, separadas por ponto.
Durante a produção do Abstract, recomenda-se evitar o uso de ferramentas de tradução online. Adicionalmente, por razões de otimização nas ferramentas de busca, não se usa o vocábulo inglês “researches” (plural); em vez disso, usa-se pieces of research, studies etc para traduzir o plural de “pesquisa”.
Os artigos devem obedecer ao MODELO para Formatação dos Artigos a serem submetidos à ACTIO (salve-o com extensão docx). Não altere fontes, espaçamento ou quaisquer outros parâmetros. Utilize os estilos de formatação constantes no modelo.
A revisão linguística prévia à submissão do artigo é obrigatória e de responsabilidade dos autores.
Os editores não recomendam publicações com mais de três autores. Caso isso ocorra deverá ser apresentada, em documento à parte, uma justificativa e esclarecida a contribuição de cada um dos autores no trabalho desenvolvido.
O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.
Diretrizes sobre conflito de interesses:
A ACTIO: docências em Ciências, visando garantir a sua confiabilidade para editores, autores, avaliadores e leitores, adota um Código de Boas Práticas. O código tem por base o Manual de Boas Práticas da ANPAD (ANPAD, 2017), o Principais Prática do Committee on Publication Ethics (COPE).
Quanto à formatação:
- Os artigos devem obedecer o MODELO para Formatação dos Artigos a serem submetidos à ACTIO.
- Utilize os estilos de formatação constantes no MODELO.
- Os originais devem estar no formato .docx e serem apresentados em:
- papel tamanho A4;
- citações curtas no corpo do texto devem ser colocadas entre aspas sem itálico. Caso a citação já traga algum trecho entre aspas no original, substituí-las, no trecho, por aspas simples. Isso também se aplica a citações longas. As aspas simples também devem ser usadas para manter alguma marcação feita no trecho original em itálico;
- citações longas devem iniciar em novo parágrafo, justificado, com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, sem recuo adicional na primeira linha da citação;
- grifos devem ser feitos em itálico ou negrito; palavras sublinhadas são permitidas em endereços URL, exclusivamente;
- elementos não textuais (tabelas, quadros, gráficos, figuras, mapas e imagens) devem ser:
- inseridos no lugar apropriado do texto, não sendo necessário enviá-los em separado;
- colocados após sua citação no texto, tão próximo quanto possível, mas de forma que o elemento gráfico e sua legenda fiquem na mesma página;
- todos os elementos gráficos que não forem do próprio autor, sejam adaptações ou extrações de alguma obra, precisam ter a autoria referenciada na respectiva legenda. Exemplo: Figura 3 – Legenda descritiva (adaptado/extraído de Araujo e Veit (2010, p.2)). A referência completa deve ser listada na seção “Referências” do artigo;
- no caso de tabelas e quadros, identificados no topo com numeração em algarismos arábicos, seguida da legenda centralizada;
- no caso de gráficos, figuras, mapas e imagens, identificados na base com numeração em algarismos arábicos, seguida da legenda centralizada;
- referências disponíveis na web devem conter o respectivo link para o DOI, se houver, ou para a URL;
- as citações às referências devem ser feitas no formato autor-data, com todas as letra do sobrenome de cada autor em letra maiúscula. Ex.: (CAMPBELL; STANLEY, 1963, p. 176); Se faz parte do corpo do texto, apenas a primeira letra do sobrenome de cada autor em letra maiúscula: “Campbell e Stanley (1963)...”. Observe que no corpo do texto é usado "e" e não "&".
- no final do artigo deve constar uma lista completa das referências citadas ao longo do texto. Todas a referências contidas nessa lista devem ter sido citadas no texto; devem estar em ordem alfabética e obedecer as demais Normas da ABNT. NÃO indicar com TRAÇO (_____) quando o autor for o mesmo, ou seja, repetir o nome do autor.
Referências
Aqui apresentamos alguns poucos exemplos.
- Exemplos de citações ao longo do texto:
Um autor: (NEWTON, 1700). No corpo do texto: Segundo Newton (1700)...
Dois a três autores: (CAMPBELL; STANLEY, 1963); (ARAUJO, MOREIRA; VEIT, 2011). No corpo do texto, não usar &, mas sim "e": "Segundo Campbell e Stanley (1963)…"
Mais de três autores: no corpo do texto, usar “et al.” após o sobrenome do primeiro autor. Exemplo: "Oliveira et al. (2010)…”; (OLIVEIRA et al., 2011). Todos os autores das produções abreviadas com o “et al.” podem ter seus nomes explicitados na lista completa de referências no final do artigo.
- Citações de mais de uma obra
De um mesmo autor, organizados em ordem crescente do ano de publicação, separados por vírgula:
(MOREIRA, 2005, 2010)
Para duas publicações, no mesmo ano e com o mesmo autor, deve ser acrescida uma letra (iniciada em "a" e seguindo em ordem alfabética) após o ano da publicação:
(MOREIRA, 2014a, 2014b)
Na lista final de referências, as respectivas letras também devem acompanhar os anos das referidas publicações.
De autores diferentes, organizados em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Separados por ponto e vírgula:
(MOREIRA, 2014b; VERGNAUD, 2015)
Exemplos de referências listadas ao final
MALOFF, J. A internet e o valor da "internetização". Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, p. 1-5, 1997.
DOREA, R. D.; COSTA, J. N.; BATITA, J. M.; FERREIRA, M. M.; MENEZES, R. V.; SOUZA, T. S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011. Supl. 3.
Ou
DOREA, R. D.; et al. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011. Supl. 3.
DINA, A. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.
BAVARESCO, A.; BARBOSA, E.; ETCHEVERRY, K. M. (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.
RODRIGUES, A. L. A. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
- Trabalhos publicados em atas de congressos, simpósios, etc.:
RODRIGUES, M. V. Uma investigação na qualidade de vida no trabalho. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 13., 1989, Belo Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: ANPAD, 1989. p. 455-468
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320 p.