Refletindo o cotidiano escolar: do ser professor à relação com o saber
Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar as concepções do que é ser professor, buscando associar esse sentimento à relação com o saber, de acordo com o esquema proposto por Charlot. Tais relações podem revelar como os sujeitos consideram sua inserção e seu papel no mundo à sua volta, ou seja, o sujeito existe no mundo para poder transformá-lo, ou existe para o outro para poder ajudá-lo a transformar o mundo, ou, finalmente, o sujeito existe para si mesmo para transformar o mundo. Trata-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa, em que os dados empíricos foram coletados por meio de questionário, aplicados a uma amostra de 160 docentes da rede pública estadual de ensino do Paraná. Como procedimento de análise dos dados foi utilizada a análise textual discursiva, a qual permitiu apontar que, com respeito à relação com o saber, os docentes pesquisados ocupam duas posições: a social objetiva e a social subjetiva, dito de outro modo, para os sujeitos da presente pesquisa o sentimento de ser professor é fortemente constituído a partir de sua relação com mundo e com o outro, sendo menos significativas suas relações consigo mesmos. Os resultados nos permitem concluir que, para os sujeitos da pesquisa, a busca pela docência está atrelada ao desejo de fazer algo pelo outro e pelo mundo, e que estes se sentem satisfeitos quando são reconhecidos profissionalmente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v1n2.3974
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico