Percepções docentes sobre o papel do atendimento educacional especializado
Resumo
Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de professores da classe regular sobre o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores que ministravam aulas em classes regulares de ensino de uma escola pública no município de Santo Antônio do Tauá, no estado do Pará. Para a organização e interpretação dos dados, pautamo-nos em procedimentos da Análise de Conteúdo, que nos possibilitou evidenciar duas categorias: i) O AEE como um espaço sem consonância com a classe regular e ii) Carreira docente e o processo de inclusão, como representativas das percepções desses docentes a respeito do AEE. Além disso, por meio dos depoimentos desses cinco docentes, pode-se concluir que a resistência e a ausência relativas à formação continuada contribuiu para a elaboração errônea da função do professor diante do Atendimento Educacional Especializado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.18053
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico