O uso de recursos visuais para estimular a sinalização e a aprendizagem da Libras no ensino superior
Resumo
A inclusão da disciplina de Libras como obrigatória em todos os cursos de formação de professores e de Fonoaudiologia nas instituições de ensino superior, públicas e privadas, deu-se partir da determinação do Decreto n.º 5.626/2005, que estabeleceu essa entre outras prerrogativas voltadas para os direitos linguísticos da pessoa surda. Dessa forma, acadêmicos ouvintes e falantes de uma língua oral-auditiva passaram a ter que aprender outra de modalidade visual-espacial, no caso: Libras. Nesse sentido, destaca-se que tais aprendizes estão acostumados a se expressarem por meio das línguas orais, que usam o aparelho fonador e o auditivo. No entanto, para se comunicarem na Língua de Sinais precisam aprender a utilizar as mãos e o corpo, o que, em princípio, tende a ser um desafio, na medida em que também devem se acostumar com a exposição que ocorre ao sinalizarem, que é diferente da que existe ao usarem a oralidade. A utilização de recursos visuais, entre eles os jogos, constitui-se em um otimizador e facilitador da aprendizagem da Libras, diante da complexidade de sua aprendizagem. A autora deste artigo, que é professora da disciplina de Libras em uma instituição de ensino superior, desenvolveu uma série de jogos, utilizados como recursos facilitadores da aprendizagem da Libras em sala de aula. Neste artigo, três desses recursos visuais serão apresentados, detalhando-se sua importância para estimular a sinalização e a aprendizagem dessa língua, assim como o processo de produção e a aplicabilidade em sala de aula.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17531
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico