A relação entre teoria e prática mobilizada pela espiral formativa
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa de doutorado intitulada “As potencialidades da Espiral Formativa na formação inicial e continuada de professores de Matemática: um processo reflexivo e colaborativo no movimento de pesquisar e formar”, que foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), vinculada ao grupo de pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM), sendo fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na pesquisa colaborativa. Com vistas à formação docente, apresentamos a metodologia da Espiral Formativa e as reflexões dos futuros professores, na perspectiva do par dialético teoria e prática. Podemos concluir que a formação docente foi potencializada pela Espiral Formativa, pois possibilitou aos futuros professores compreenderem suas próprias práticas e desenvolverem teorias sobre suas ações, mudando significativamente as suas realidades.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17508
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico