Práticas democráticas na educação infantil: lugar de encontros e/ou desencontros plurais
Resumo
A educação infantil é marcada pela diversidade de crianças, famílias e trabalhadores que habitam esse espaço, o que exige que se constitua em um lugar acolhedor das pluralidades, isso é, lugar de encontros plurais, espaço de respeito às diferentes vozes, espaço de vida e liberdade, espaço de democracia. Sob essa condição, cabe nesta primeira etapa da educação básica assegurar formas de sociabilidade que rompam com relações de dominação etária, relações centradas no patriarcado, no racismo, na homofobia, na misoginia, no fascismo. Nesta direção, com este artigo posiciona-se algumas reflexões que visam promover um (re)pensar, um (re)planejar, um movimentar práticas educativo-pedagógicas que se comprometam com o exercício de pensar a educação infantil como espaço de vivência e aprendizagem da democracia, como lugar que abrace o “todos/todas” em suas constituições e transformações identitárias. Para tanto, atribui-se à coordenação pedagógica a responsabilidade quanto à proposição de formação continuada aos profissionais da instituição educativa que contribua para encontros teórico-práticos das/nas ações pedagógicas na direção acima indicada, de modo a assegurar a confiança, o respeito, a dignidade, a convivência coletiva de todas/todos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17503
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico