Percepções sobre o ensino de Física em uma perspectiva inclusiva na formação inicial de professores

Carla Renata Santos, Silmara Alessi Guebur Roehrig

Resumo


Este trabalho aborda um estudo realizado no contexto da Educação Superior, sobre a promoção da inclusão de todas as pessoa no processo educativo, voltado para a formação inicial de professores de Física. A pesquisa foi realizada a partir deuma intervenção pedagógica na forma de workshop virtual, com a participação de um grupo de estudantes do curso deLicenciatura em Física de uma universidade pública federal de Curitiba/PR. As interações das pesquisadoras com os participantes ocorreram a partir de quatro encontros realizados de forma remota, em que foram abordados aspetos teóricos e práticos sobre a promoção da educação inclusiva no ensino de Física. A partir das informações obtidas das gravações dos encontros, os dadosforamconstituídosdeacordocoma metodologia da AnáliseTextualDiscursiva.Paraesteartigo,duascategoriasserãoabordadas: 1) inclusão versus ensino de física com foco no conteúdo e 2) possibilidades de inclusão no ensino de Física. Comoresultados, observou-se que os futuros professores reconhecem a necessidade de uma abordagem mais profundadeste tema na graduação, para que tenham condições de promover a inclusão de todos os estudantes em suafuturapráticadocente.


Palavras-chave


Ensino de Física; Inclusão; Formação inicial de professores

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17449

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr