Percepções sobre o ensino de Física em uma perspectiva inclusiva na formação inicial de professores
Resumo
Este trabalho aborda um estudo realizado no contexto da Educação Superior, sobre a promoção da inclusão de todas as pessoa no processo educativo, voltado para a formação inicial de professores de Física. A pesquisa foi realizada a partir deuma intervenção pedagógica na forma de workshop virtual, com a participação de um grupo de estudantes do curso deLicenciatura em Física de uma universidade pública federal de Curitiba/PR. As interações das pesquisadoras com os participantes ocorreram a partir de quatro encontros realizados de forma remota, em que foram abordados aspetos teóricos e práticos sobre a promoção da educação inclusiva no ensino de Física. A partir das informações obtidas das gravações dos encontros, os dadosforamconstituídosdeacordocoma metodologia da AnáliseTextualDiscursiva.Paraesteartigo,duascategoriasserãoabordadas: 1) inclusão versus ensino de física com foco no conteúdo e 2) possibilidades de inclusão no ensino de Física. Comoresultados, observou-se que os futuros professores reconhecem a necessidade de uma abordagem mais profundadeste tema na graduação, para que tenham condições de promover a inclusão de todos os estudantes em suafuturapráticadocente.
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PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17449
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Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
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