Políticas Públicas de educação infantil: a implementação do programa Proinfância no Brasil
Resumo
Este artigo objetiva discutir o processo de implementação do Proinfância no Brasil, apontando algumas falhas, entraves e desafios para sua efetivação nos municípios. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, através de uma pesquisa bibliográfica, bem como das experiências das autoras enquanto docentes, coordenadoras e técnica das secretarias de educação em seus municípios. O texto se subdivide em três partes, respectivamente: historização do Proinfância; as experiências do Proinfância em três municípios baianos; apresentação de uma Revisão Sistemática acerca do Proinfância no Brasil. A discussão nos permitiu verificar diversas falhas relativas à proposta e implementação do Proinfância, entretanto, aponta também a relevância deste, no sentido de favorecer a ampliação do acesso de crianças a creches e escolas, bem como a possiblidade de melhorias na infraestrutura física da rede pública de educação infantil.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.17191
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico