Políticas Públicas de educação infantil: a implementação do programa Proinfância no Brasil

Ronilda Rodrigues da Silva Oliveira, Cristiane Khun de Oliveira, Mac Cleide de Jesus Braga Amaral, Gabriela Sousa Rêgo Pimentel

Resumo


Este artigo objetiva discutir o processo de implementação do Proinfância no Brasil, apontando algumas falhas, entraves e desafios para sua efetivação nos municípios. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, através de uma pesquisa bibliográfica, bem como das experiências das autoras enquanto docentes, coordenadoras e técnica das secretarias de educação em seus municípios. O texto se subdivide em três partes, respectivamente: historização do Proinfância; as experiências do Proinfância em três municípios baianos; apresentação de uma Revisão Sistemática acerca do Proinfância no Brasil. A discussão nos permitiu verificar diversas falhas relativas à proposta e implementação do Proinfância, entretanto, aponta também a relevância deste, no sentido de favorecer a ampliação do acesso de crianças a creches e escolas, bem como a possiblidade de melhorias na infraestrutura física da rede pública de educação infantil.


Palavras-chave


Proinfância; Educação infantil; Políticas públicas; entraves e falhas.

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DOI: 10.3895/rtr.v9n0.17191

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