A educação não formal em periódicos da área de Ensino de Ciências no Brasil (1979-2008)

Denis Alves Rogério Sanches Alves, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda

Resumo


Nesta pesquisa são apresentados alguns resultados da análise de artigos publicados entre 1979 e 2008 em seis periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências, os quais possuem como foco temático a Educação não formal. Para a constituição do corpus foram analisados 2315 artigos, tendo sido localizados apenas 45 claramente relacionados à temática em questão. A seleção desses artigos foi realizada mediante a consideração das palavras-chave – assumindo-as como disparadores iniciais na identificação dos artigos referentes ao campo temático em foco – contudo, a seleção dos artigos não se esgotou nesse procedimento e na sequência utilizou-se, como forma de identificação do que se buscava, a leitura dos resumos e, eventualmente, a leitura completa do artigo. Da aplicação da análise textual ao corpus selecionado encontrou-se, dentre outros resultados, que o desenvolvimento de pesquisas e propostas relativas ao campo da Educação não formal se intensifica a partir do ano de 1999, tendo sido publicados 86% dos artigos do corpus na última década (1999-2008). Além disso, alguns termos típicos da área passaram a ser citados nas palavras-chave somente a partir de 2001 (Educação não formal, informal e formal) e 2002 (centros e museus de ciências).

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2010000100002

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr