Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica

Simone Leal Schwertl, Andre Ary Leonel

Resumo


O presente artigo visa à análise de uma interpretação pedagógica centrada no apoio de espaços sociais da Web 2.0 para discussões de tópicos de Matemática Básica. Inicialmente apresentam-se os espaços sociais da Web 2.0 como ambiente de possibilidades com vistas ao processo de ensino-aprendizagem para, na sequência, descreverem-se os objetivos e o caminho delineado para a inserção dos espaços sociais virtuais junto à disciplina Módulos de Matemática Básica, ministrada na primeira fase dos cursos de engenharia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Por último, são apresentados os resultados da intervenção pedagógica, os quais proveram um conjunto de dados que subsidiaram a análise em questão, a fim de sinalizar indicativos para a promoção de inovações pedagógicas. No que concerne às mediações pedagógicas e à colaboração entre os estudantes e o professor, foram identificados desafios que perpassam por transformações na relação professor-aluno historicamente construída e marcada pela questão hierárquica.

 


Palavras-chave


Web 2.0; Matemática ; Colaboração; Cibercultura

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v9n3.4434

Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr