Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica
Resumo
O presente artigo visa à análise de uma interpretação pedagógica centrada no apoio de espaços sociais da Web 2.0 para discussões de tópicos de Matemática Básica. Inicialmente apresentam-se os espaços sociais da Web 2.0 como ambiente de possibilidades com vistas ao processo de ensino-aprendizagem para, na sequência, descreverem-se os objetivos e o caminho delineado para a inserção dos espaços sociais virtuais junto à disciplina Módulos de Matemática Básica, ministrada na primeira fase dos cursos de engenharia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Por último, são apresentados os resultados da intervenção pedagógica, os quais proveram um conjunto de dados que subsidiaram a análise em questão, a fim de sinalizar indicativos para a promoção de inovações pedagógicas. No que concerne às mediações pedagógicas e à colaboração entre os estudantes e o professor, foram identificados desafios que perpassam por transformações na relação professor-aluno historicamente construída e marcada pela questão hierárquica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v9n3.4434
Direitos autorais 2017 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.