Unidade de ensino potencialmente significativa para a abordagem do sistema respiratório humano: estudo de caso

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Juliano Cavalcanti, Carlos Ariel Samudio Perez

Resumo


Um dos maiores desafios para os professores atualmente é desenvolver metodologias que instiguem nos alunos o desejo por aprender. Por conta disso, observa-se um movimento de educadores e pesquisadores em busca da qualificação do processo de ensino e de aprendizagem em Ciências, especialmente no ensino fundamental. Em vista dessa necessidade, somada à percepção de que as metodologias utilizadas no ensino dessa componente curricular estão surtindo pouco efeito como favorecedoras na apropriação dos conteúdos, o presente estudo busca desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta didático-metodológica apoiada na teoria cognitivista de Ausubel. Especificamente, o trabalho desenvolve uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS) para o tema “sistema respiratório” nos anos finais do ensino fundamental, de modo a analisar a pertinência da proposta em termos de sua viabilidade enquanto estratégia didática. Os resultados do estudo indicam a viabilidade da proposta, especialmente em termos da sua potencialidade para o envolvimento e questionamento dos alunos.


Palavras-chave


UEPS. Teoria da Aprendizagem Significativa. Ensino fundamental II. Sistemas respiratórios

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DOI: 10.3895/rbect.v9n3.4005

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