O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
Resumo
O ser humano vem ao longo de sua existência
desenvolvendo sua capacidade de transformar coisas utilizando-se da
criatividade ao interagir com as mais diversas formas de composição.
Nesse sentido, a indústria tecnológica vem se apropriando dos conceitos
geométricos para criar e desenvolver novos produtos, inovando no ramo
das embalagens e, assim, satisfazer as necessidades do mercado. Com o
intuito de proporcionar a produção de conhecimento envolvendo conceitos
geométricos,os alunos de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola
pública, da cidade de Ponta Grossa, Paraná, realizaram atividades de
cunho exploratório a partir da tendência através da resolução de
problemas. As atividades foram pensadas e implementadas à luz do modelo
de van Hiele. Espera-se que, a partir desse trabalho os alunos venham a
apresentar mais facilidade para perceber as semelhanças e diferenças
geométricas, uma vez que passam a integrar-se ao mundo das formas, a
fazerem novas descobertas conceituais
desenvolvendo sua capacidade de transformar coisas utilizando-se da
criatividade ao interagir com as mais diversas formas de composição.
Nesse sentido, a indústria tecnológica vem se apropriando dos conceitos
geométricos para criar e desenvolver novos produtos, inovando no ramo
das embalagens e, assim, satisfazer as necessidades do mercado. Com o
intuito de proporcionar a produção de conhecimento envolvendo conceitos
geométricos,os alunos de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola
pública, da cidade de Ponta Grossa, Paraná, realizaram atividades de
cunho exploratório a partir da tendência através da resolução de
problemas. As atividades foram pensadas e implementadas à luz do modelo
de van Hiele. Espera-se que, a partir desse trabalho os alunos venham a
apresentar mais facilidade para perceber as semelhanças e diferenças
geométricas, uma vez que passam a integrar-se ao mundo das formas, a
fazerem novas descobertas conceituais
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2009000100004
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.