Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia

Vinícius Machado, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Resumo


Apresenta-se, nesse trabalho, a proposta de uma
metodologia específica para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos
de Engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões. Os PGDs são
elaborados a partir de situações contextualizadas e voltadas para o
curso de Engenharia exigindo a participação efetiva dos alunos em todo o
processo de sua resolução: confronto de idéias, aplicação de
conhecimentos científicos, busca de novos conhecimentos, desenvolvimento
de raciocínio, realização de atividades experimentais, relacionamento de
conhecimentos científicos e tecnológicos com questões sociais e
ambientais, entre outros. Apresenta-se também o relato de uma atividade
PGD que foi aplicada junto a acadêmicos de Engenharia de Produção da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Ponta Grossa, na
disciplina de Física Geral I.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2009000100003

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr