Contribuições de um planejamento conjunto entre as modalidades presencial e a distância na constituição de uma disciplina de prática de ensino de física
Resumo
Apresentamos e discutimos as possibilidades formativas advindas de uma relação planejada na construção de uma disciplina de Prática de Ensino de Física em dois cursos de licenciatura em Física nas modalidades presencial e a distância. A partir da análise dos planejamentos conjuntos de dois professores e dos trabalhos e atividades construídas pelos alunos dessas disciplinas, foi possível apresentar uma sistematização de características importantes referentes tanto aos aspectos da formação do professor de Física quanto às possibilidades do planejamento conjunto entre professores de uma mesma disciplina. As análises mostram um distanciamento inicial entre as formas de abordagem dos conteúdos na disciplina nas duas modalidades de Licenciatura em Física e, partindo disso, traçamos um caminho que vise à aproximação dos conteúdos e metodologias, abrindo a possibilidade de discussão sobre as potencialidades do planejamento conjunto de disciplinas nas licenciaturas.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v9n1.2996
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.