Recursos na internet e dobraduras para poliedros estrelados: uma proposta para o trabalho no ensino médio

Wellington Gonçalves Lemos, Marcelo Almeida Bairral

Resumo


Dos conteúdos trabalhados na Matemática escolar atual os Poliedros Estrelados são inexistentes nas propostas oficiais nacionais. Pela sua beleza visual e magnitude conceitual os Poliedros Estrelados despertam interesse nos professores para a sua inserção em sala de aula. Com a proposição deste artigo apresentaremos recursos que podem ser utilizados pelo docente para o trabalho com Poliedros Estrelados no Ensino Médio, mostraremos sítios da Internet que abordam o assunto, exemplificaremos animações em 3D e ilustraremos módulos de dobraduras que estamos desenvolvendo. Além de possibilidades de inovações curriculares, proporemos uma arquitetura (cognitiva, comunicativa e representacional) paras as aulas de Matemática. Essa arquitetura desafia os educadores a pensar em diferentes possibilidades para análise do processo ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2008000200003

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr