Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo

Rosiney Rocha Almeida, Carlos Fernando Araujo Jr., Andréa Carla Leite Chaves, Cintia Aparecida Bento dos Santos

Resumo


Este artigo apresenta um mapeamento e evidencia a abordagem da avaliação pedagógica de Objetos de Aprendizagem (OA) em teses e dissertações depositadas no banco de teses da Capes no período de 2002 a 2011. A metodologia utilizada na pesquisa documental dessas publicações foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2009).A análise da categoria, que trata dos objetivos das pesquisas, apontou para o fato de que o processo de avaliação de OA tem sido tratado como parte final do processo de desenvolvimento dos OA. São poucas as pesquisas que se ocupam exclusivamente da avaliação dos objetos, isso talvez seja, em parte, devido ao uso relativamente recente desses recursos digitais no contexto da sala de aula.Observou-se ainda que não há padronização dessas avaliações ou uma tendência específica, dada a diversidade das fundamentações teóricas e dos métodos utilizados para estes fins.

 

 

 


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DOI: 10.3895/S1982-873X2014000200005

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