A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia

Liliane Baldan Zani, Claudia Lougon Paiva, Ian Drumond Duarte, Mirian do Amaral Jonis-Silva

Resumo


O presente trabalho teve por objetivo observar aulas de biologia com enfoque CTS utilizando a técnica da controvérsia controlada, buscando verificar se os alunos obtiveram maior senso crítico a respeito do tema controverso proposto. Utilizou-se como método a pesquisa qualitativa e a observação in loco da técnica da controvérsia controlada em turmas de Ensino Médio de uma escola pública. A pesquisa de campo revelou que a maioria dos alunos alcançou uma percepção mais crítica no âmbito social, econômico e científico da temática após as atividades. As análises decorrentes dos resultados do trabalho apontam para a necessidade de abordagens didáticas inovadoras, que deem conta da complexidade do atual momento histórico, em que o desenvolvimento científico e tecnológico está cada vez mais presente na sociedade.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2013000200004

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr