Autonomia docente: o que se pesquisa no ensino de ciências

Kelly de Santana Santana, Elisa Prestes Massena

Resumo


As diversas mudanças que a sociedade vem enfrentando ao longo dos anos vêm impactando diretamente o campo educacional, e, por isso, cada vez mais se torna imprescindível pensar na formação docente. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar como a autonomia docente vem sendo discutida nas pesquisas da área de Ensino de Ciências no Brasil. Portanto, a presente investigação trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em um levantamento realizado em sete periódicos nacionais classificados pelos Qualis Capes 2013-2016 em A1 e A2 na área de Ensino, sendo eles Ciência & Educação, Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Revista de Educação, Ciências e Matemática, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Investigações em Ensino de Ciências, Revista de Ensino de Ciências e Matemática e Atas do evento científico Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A análise desses artigos foi realizada mediante a Análise de Conteúdo, e como resultados podemos identificar que 81% das pesquisas analisadas são empíricas. Além disso, podemos perceber que José Contreras e Paulo Freire aparecem como os referenciais teóricos mais utilizado pelos pesquisadores. Em relação às discussões sobre a autonomia docente nas pesquisas, podemos localizar apontamentos sobre o conceito, como o processo formativo pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia e questões que afetam a diminuição da autonomia docente. Com isso, podemos destacar que a autonomia docente é um tema pouco discutido no ensino de Ciências e, por ser tão pertinente, merece mais destaque e investigações direcionadas a ele.


Palavras-chave


Autonomia docente; Formação docente; Ensino de Ciências; Pesquisas

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n1.15123

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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