O conceito de educação para o desenvolvimento sustentável na produção teórica em educação ambiental no Brasil: um estudo de teses e dissertações
Diogenes Rafael de Camargo, Rosa Maria Feiteiro Cavalari
Resumo
Inserido no âmbito de um projeto mais abrangente que realiza estudos sobre a produção acadêmica em Educação Ambiental no Brasil (teses e dissertações), sendo este artigo um recorte de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo foi investigar as concepções acerca dos conceitos de “Desenvolvimento sustentável” e de “sustentabilidade” em teses e dissertações brasileiras de Educação Ambiental. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, documental, de caráter bibliográfico, como por exemplo, “estado da arte”. O corpus documental é constituído por teses e dissertações sobre Educação Ambiental que discutem o conceito de “educação para o Desenvolvimento Sustentável”. Como instrumento de análise, utilizou-se alguns procedimentos da “Análise de Conteúdo” (BARDIN, 2009). A opção em focar, nesse momento, as compreensões sobre o conceito de "Educação para o Desenvolvimento Sustentável” se justifica na medida em que as concepções de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável têm sido inseridos frequentemente no campo da Educação, sendo, no entanto, de acordo com o referencial teórico consultado e marcados pela polissemia e controvérsia. A “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, por sua vez, é uma proposta que vem obtendo mais espaço e aceitação na sociedade contemporânea. Dos sete trabalhos analisados neste estudo, os quais foram defendidos entre os anos de 1993 e 2009, a maior parte se mostrou crítica em relação ao conceito de “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, atribuindo-o à “ideologia burguesa” do capitalismo. Contudo, a valorização desse conceito também foi identificada em alguns outros trabalhos analisados, alguns indicando a importância do conceito de desenvolvimento sustentável para o campo da Educação no sentido de se substituir a “Educação Ambiental” por uma “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, o que para outros trabalhos, entretanto, parece ser inconcebível.
Palavras-chave
Educação para o desenvolvimento sustentável; Educação para a sustentabilidade; Teses e Dissertações; Educação Ambiental; Estado da Arte.
DOI:
10.3895/actio.v5n2.12302
Apontamentos
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923