n. 10 (2008)

DOI: 10.3895/rl.v0n10

Revista de Letras, Curitiba, n. 10, 2008

A crise financeira reduziu a atividade econômica, secou o crédito financiador da economia real e obrigou o sistema capitalista a reescrever-se para as próximas décadas – sim, pois não parece morrer! Não afetou, no entanto, tanto, a atividade acadêmica: por aqui o crédito para  gerar bens simbólicos costuma ser sempre chuvisco, com ou sem crise. Prova disso é que conseguimos organizar mais um número da Revista, que segue na sua tarefa de distribuir o produto da atividade intelectual dos professores de instituições públicas e privadas de ensino superior, afetadas ou não pelo pós-15 de Setembro de 2008 após a quebra dos bancos americanos.

Contrariando as edições anteriores, esta sai com uma concentração nos estudos lingüísticos (quatro ao todo) e não mais nos literários. Sinal de uma nova ordem nos estudos das Letras, já que assistimos à emergência de um novo arranjo econômico, ou mera contingência? O certo é que da Literatura apenas Drummond mereceu exame desta vez, feito por Alex Sandro de Araújo em “Os signos do poema ‘Eu, Etiqueta’”. O artigo de José Marcelo Freitas de Luna, “Observações sobre os princípios e práticas do movimento de reforma do ensino de línguas no século XIX”, marca outra diferença nesse número: a discussão sobre ensino de língua estrangeira, aspecto pouco abordado,  embora a própria UTFPR tenha uma larga experiência no campo do ensino de Língua Estrangeira Moderna.

Com a ampliação do Conselho Editorial, a Revista acolheu outros olhares, pontos de vistas de quem avista outros pontos por situar-se noutros pontos institucionais ou até mesmo fora deles. Exercício rico, e sempre necessário, de lidar com as diferenças e reconhecer valor de verdade naqueles que dedicaram suas vidas acadêmicas a conhecer outros credos teóricos.

Profº Zama Caixeta Nascentes

Editor

Sumário

Estudos Linguísticos

Desirée Mota-Roth, Cristina dos Santos Lovato
PDF
Fabiana Parpinelli Gonçalves Fernandes
PDF
Fernando Felício Pachi Filho
PDF
Denise Lima Gomes da Silva
PDF

Estudos Literários

Alex Sandro de Araújo Carmo
PDF

Ensino

José Marcelo Freitas de Luna
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr