v. 16, n. 18 (2014)

DOI: 10.3895/rl.v16n18

Revista de Letras, Curitiba, n. 18, 2014

EDITORIAL

Como editores da Revista de Letras da UTFPR-Curitiba, do Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão – DACEX, expressamos o sentimento de dever cumprido com a publicação do 18.º volume, primeira edição de 2014.

A Revista de Letras da UTFPR-Curitiba, nessa edição de dossiê temático, convocou escritores a pontuarem caminhos no território das “Representações discursivas de práticas autoritárias", visto que o ano de 2014 relembra os 50 anos do Golpe de 64 e o início do Regime Ditatorial no Brasil que perdurou por 21 anos. Assim, essa edição se propôs a refletir sobre os vários discursos autoritários que permeiam as várias áreas do conhecimento. O tema possibilita verificar as diferentes manifestações autoritárias nos textos literários, bem como nos das esferas jornalísticas, políticas, publicitárias etc., não só na linguagem verbal, mas também visual.

Além disso, em abril deste ano, completaram-se também os 40 anos da Revolução dos Cravos, que justamente pôs fim à ditadura salazarista em Portugal. Portanto, o tema oportuniza também verificar essas representações autoritárias na Literatura Portuguesa.

Com esse olhar, o presente número está composto por seis artigos:

1-    A CONSTRUÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE NO DISCURSO DA IMPRENSA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA MÍDIA DO RIO GRANDE DO SUL, de Atilio Butturi Junior e de Yan Kaue da Silva Brasil, tem por objetivo apresentar uma análise do discurso sobre a homossexualidade na imprensa das cidades de Erechim e Porto Alegre, RS.

2-    “GRITO NEGRO”: A IMAGÉTICA NEGRA NA POESIA DE JOSÉ CRAVEIRINHA, de Elizandra Fernandes Alves e de Érica Fernandes Alves, traz o poeta moçambicano José Craveirinha, que num discurso de Negritude Lusófona tenta resgatar parte da tradição africana até então calada pelo imperialismo. Ao entender tal resgate como uma estratégia de resistência ao discurso colonizador, as autoras objetivam mostrar, na análise do poema “Grito Negro”, como se dão as relações coloniais dentro do contexto social de Moçambique.

3-    OS manuais escolares como instrumento de “normalização ideológica” – Da ditadura à democracia, em Portugal, de José Manuel Couto, propõe comparar dois manuais escolares: um do Estado Novo e outro há pouco integrado nas escolas. Assim, conclui-se haver, de facto, uma enorme distância entre ambos, inferindo uma evolução muito significativa e positiva de paradigma educativo, no sentido da diversidade, da estimulação do pensamento crítico-reflexivo e de um tipo de aprendizagem mais aberta e democrática.

4-    A REPRESENTAÇÃO HISTÓRICA EM DOIS IRMÃOS, DE MILTON HATOUM, de Katrym Aline Bordinhão dos Santos, tem como foco o personagem Laval, do romance Dois irmãos, de Milton Hatoum. A autora se propõe a partir da representação realizada por essa fonte pautar as reflexões acerca de um período histórico comumente retratado na literatura, certamente de formas diversas da que é realizada pelo romance em questão.

5-    ANISTIADO E NÃO ANISTIADO: O LUGAR DO SUJEITO NA LEI DA ANISTIA, de Lisiane Marcele dos Santos e de Gesualda dos Santos Rasia, analisa, a partir de pressupostos teóricos da AD francesa de vertente pecheutiana, a instauração da posição-sujeito anistiado político e, ao mesmo tempo o aparecimento do não anistiado, por oposição, a partir de domínios de memória relacionados ao entorno da designação anistiado, bem como do texto legal que regulamenta socialmente a condição de anistiado.

6-    O POLICIAL E O HISTÓRICO EM TEMPOS DE DITADURA BRASILEIRA, de Márcia Mucha e de Naira de Almeida Nascimento, propõe analisar o romance Agosto (1990), de Rubem Fonseca, a partir da desconstrução dos subgêneros que fazem parte do texto: o histórico e o policial.

Aproveitamos também para agradecer os pareceristas ad hoc, da UTFPR e oriundos de diversas outras instituições do país, com sua colaboração irrestrita, avaliando os artigos. Estendo os agradecimentos, aos colaboradores administrativos, que nos auxiliaram na correção da normatização, das questões gramaticais dos artigos e dos abstracts; enfim, a todos que atenderam a nossa chamada para publicação, enviando os seus artigos.

Desejamos que a leitura dos artigos contribua para reflexões acerca da temática “Representações discursivas de práticas autoritárias", ampliando os horizontes e suscitando novas pesquisas!

Editora Chefe: Profa. Dra. Alice Atsuko Matsuda

Editoria Executiva: Profa. Dra. Maria de Lourdes Rossi Remenche

Prof. Dr. Roberlei Alves Bertucci

Curitiba, agosto de 2014.

 

Sumário

Artigos Originais

Atilio Butturi Junior, Yan Kaue da Silva Brasil
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Elizandra Fernandes Alves, Érica Fernandes Alves
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José Manuel Couto
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Katrym Aline Bordinhão dos Santos
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Lisiane Marcele dos Santos, Gesualda dos Santos Rasia
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Márcia Mucha, Naira de Almeida Nascimento
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