Textos multimodais na escola: estratégias para a produção e escrita de minicontos

Júlio César de Carvalho-Santos, Felipe Mattei

Resumo


Com o acesso cada vez mais intenso à internet, surgem gêneros textuais que começam a fazer parte da rotina dos alunos dessa geração. Desse modo, as aulas de língua portuguesa que não consideram essas práticas sociais contemporâneas de linguagem, por intermédio do âmbito virtual, podem não corresponder às escolhas de textos que os discentes elegem como mais interessantes, visto que, hoje cada vez mais leitores estão habituados a utilizarem a internet como suporte à leitura. Valendo desse princípio, além de poder utilizar esses textos como estratégia de leitura em sala de aula, a presente pesquisa tem como tema investigar como os gêneros veiculados na internet podem ser um instrumento em atividades de produção escrita. Para isso, optou-se em analisar minicontos, já que esse gênero é bastante comum em redes sociais, como o Facebook e o Twitter. O objetivo deste estudo visa apresentar minicontos como um exemplo de textos multimodais, dando ênfase à sua produção escrita a alunos do Ensino Fundamental.


Palavras-chave


Minicontos; Escrita; Sequência didática; Gêneros discursivos; Multiletramentos.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v22n36.9377

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr