Entre Capuchinhos e Chapeuzinhos Vermelhos: reflexões sobre versões portuguesas e brasileiras do tradicional conto

Caroline Machado, Lilane Maria de Moura Chagas, Sara Reis da Silva

Resumo


A formação de pequenos leitores e a mediação de leitura literária têm se colocado como objeto de estudos que mobilizam pesquisas conjuntas entre Portugal e Brasil. Com enquadramentos distintos, mas complementares, buscamos constituir subsídios que contribuam para a formação de leitores e de mediadores de leitura, elegendo como objeto de análise, no caso específico desse artigo, versões portuguesas e brasileiras de uma narrativa clássica. Objetivamos analisar versões contemporâneas do tradicional conto Chapeuzinho Vermelho que circulam nos dois países. Ao nos debruçarmos sobre essa narrativa, encontramos ressaltados temas fraturantes como a pedofilia, a perda da inocência, a curiosidade sexual infantil, e fantasias sedutoras por parte dos adultos manisfestadas tanto pelas narrativas verbais como visuais. Essas questões, associadas às possibilidades de exercício da autonomia colocadas, sobremaneira, pela escolha do caminho e as consequências dela decorrentes pela pequena personagem provocam uma reflexão sobre a infância contemporânea e o papel da literatura na formação dos pequenos leitores.


Palavras-chave


Infância; Literatura; Conto de Fadas; Chapeuzinho Vermelho; Narrativa Verbal e Visual.

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DOI: 10.3895/rl.v20n30.8737

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