A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física

Tatiane Souza da Silva, Jorge Tércio Soares Pacheco

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta retórica para a seção de Introdução em artigos acadêmicos originais na área de educação física, discutindo como essa cultura disciplinar compreende e produz o referido gênero. Para tanto, baseamo-nos nas contribuições teórico-metodológicas de Swales (1990) acerca dos gêneros acadêmicos, e nas descrições propostas por Nwogu (1997), Costa (2015) e Bernardino e Pacheco (2017). Para nos dar subsídios quanto à defesa de que a construção do conhecimento em cada área disciplinar acadêmica varia conforme suas especificidades, contamos, também, com o conceito de cultura disciplinar, defendido por Hyland (2000). Essa pesquisa tem caráter exploratório-descritivo e realiza uma análise qualitativa e quantitativa de um corpus composto por 10 artigos acadêmicos originais da área de Educação Física, retirados de quatro periódicos indexados no banco de dados WebQualis da CAPES. Conforme a análise, a seção retórica de Introdução revelou-se concisa, objetiva e considerada de extrema importância na composição do gênero artigo, haja vista a sua recorrência em 100% dos exemplares analisados. Nessa unidade retórica, apresenta-se o tema da pesquisa, evidenciando o referencial teórico utilizado, a justificativa, os principais problemas e os objetivos da pesquisa.


Palavras-chave


Artigo acadêmico original; Seção retórica de Introdução; Cultura disciplinar da área de Educação Física; Análise retórica de gêneros.

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DOI: 10.3895/rl.v20n31.8666

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