A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor

Vanessa Lini Dalto

Resumo


A leitura faz parte da vida dos indivíduos antes mesmo deles reconhecerem os códigos da língua escrita, portanto, o ato de ler vai além da decodificação de palavras de um texto e ocorre anteriormente a vida escolar. Nesse sentido, o presente estudo objetiva discutir a inserção da criança ao mundo da leitura e as relações desse processo com os estímulos que lhe são dados em ambiente familiar. Para tanto, pretende-se investigar a opinião de alunos do Ensino Fundamental I sobre leitura, e sobre os estímulos que receberam ou ainda recebem para promover sua formação leitora. Desse modo busca-se observar o papel da família no processo de construção de um sujeito leitor e sua influência no despertar do gosto e prazer pela leitura.


Palavras-chave


Formação do leitor; Família; Escola.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v21n34.7992

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr