A literatura infantil em sala de aula nos anos iniciais: a importância dos contos

Tiana Andreza Melo Antunes, Thaís Martins de Oliveira

Resumo


Este trabalho dedica-se ao estudo da literatura infantil, mais especificamente à importância dos contos dentro de sala de aula nos anos iniciais. Defende-se que é necessário conscientizar os professores de que a literatura não serve apenas como elemento lúdico, mas que, por ser arte, merece um tratamento apropriado e pode ser utilizada como fonte para despertar o gosto pela leitura. Faz-se um pequeno percurso histórico do gênero conto e põe-se em relevo o espaço que deve ocupar dentro da escola. Sobre este último aspecto, expõem-se as opiniões de docentes do ensino fundamental acerca do trabalho com a literatura infantil. Conclui-se que é um gênero que possui diversas contribuições para o ensino, dentre as quais, o desenvolvimento crítico dos discentes.

 


Palavras-chave


Literatura infantil; Contos; Educação.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v19n26.6962

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr