A importância da abordagem sociolinguística para a formação do professor de língua portuguesa

Andreza Marcião dos Santos, Ana Cláudia Fernandes Nogueira, Aldair Oliveira de Andrade

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo analisar a formação do professor em que pese sua qualificação profissional para explicar e justificar a questão da variação linguística tanto dentro da sala de aula quanto fora dela. A variação linguística a ser tratada neste texto diz respeito ao Português Padrão e Português Não Padrão, na qual será realizada uma reflexão teórica sobre os cursos de formação de professores tendo como principais sujeitos os assentados de reforma agrária e os professores de Língua Portuguesa. Como resultado é possível inferir que os professores demonstram ter noções sobe as diversidades linguísticas, no entanto, não conseguem explicar e justificar de forma eficiente os fenômenos que correspondem as variedades linguísticas. Desta forma, se na universidade houvesse o estudo da disciplina da Sociolinguística, esta lacuna de conhecimento poderia ser suprida. 


Palavras-chave


Formação de professores; Sociolinguística; Variação Linguística.

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DOI: 10.3895/rl.v19n26.6961

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