“João e Maria” em “João, Maria e a bruxa da floresta negra”, do conto de fadas ao cinema: um estudo da morfologia do conto

Rosielson Soares de Sousa

Resumo


 

Neste trabalho atravessamos as bases da morfologia do conto popular russo (PROPP 1978; 2001) a fim de compreender a gênese (31 funções proppiana) dos contos clássicos infantis que, no presente artigo, aplicamos à estória “João e Maria” no conto de fadas e no cinema. Para a constituição do corpus selecionamos “João, Maria e a Bruxa da Floresta Negra”, uma obra cinematográfica de produção americana de 2013, além de “João e Maria” versão dos Grimm (2005) traduzido por Lia Wyler para o Brasil. A pesquisa se configura de base qualitativa com abordagem comparativista dos ambientes enunciativos. Uma vez analisados os dados, rigidamente, obtivemos sequências distintas das funções de Vladimir Propp para as estórias investigadas. Apesar das diferenças, o estudo sugere que as narrativas são arquétipos de “contos de fadas”.



Palavras-chave


João e Maria; Funções de Propp; Propp.

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DOI: 10.3895/rl.v19n27.5712

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